A COMPARAÇÃO DOS PROCESSOS DE ACOMPANHAMENTO ACADÊMICO E DE ENSINO DE ADMINISTRAÇÃO EM DUAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS E DUAS ESTRANGEIRAS

Publicado
2010-09-30
Palavras-chave: gestão acadêmica, abordagem interpretativa, profissionalização, ensino de administração

    Autores

  • Sergio Bulgacov Universidade Federal do Paraná, Curitiba/PR
  • Diego Iturriet Dias Canhada Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina, Florianópolis/SC
  • Yára Lúcia Mazziotti Bulgacov Universidade Positivo, Curitiba/PR

Resumo

Esta investigação desenvolve estudo exploratório descritivo sobre o ensino de administração em quatro universidades, duas brasileiras e duas estrangeiras. Caracteriza as atividades relacionadas à gestão acadêmica e organizacional do ensino nessas universidades. O procedimento metodológico de pesquisa fundamenta-se em abordagem interpretativa, envolvendo estudantes, professores e gestores universitários que conhecem ambas as realidades envolvidas na investigação e levando-se em conta apenas as informações da pesquisa consideradas como unânimes pelos participantes. Compreendeu-se, pelos indícios, que o ensino de administração nas duas universidades brasileiras é percebido por cometer falha significativa nos processos pesquisados, comprometendo, inclusive, o preparo na profissionalização dos alunos. Verifica-se, portanto, a necessidade de repensar a institucionalização e os diferentes papéis da gestão acadêmica, principalmente no que diz respeito não apenas ao conteúdo e aos processos de ensino, mas também à dinâmica da estrutura acadêmica e da avaliação

Downloads

Não há dados estatísticos.
Como Citar
Bulgacov, S., Canhada, D. I. D., & Bulgacov, Y. L. M. (2010). A COMPARAÇÃO DOS PROCESSOS DE ACOMPANHAMENTO ACADÊMICO E DE ENSINO DE ADMINISTRAÇÃO EM DUAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS E DUAS ESTRANGEIRAS. Administração: Ensino E Pesquisa, 11(3), 355-372. https://doi.org/10.13058/raep.2010.v11n3.134