Do “Off” ao “On” no Mercado Atacado de Moda: o Potencial de Influenciadores Digitais

Autores

  • Ricardo Limongi Programa de Pós-Graduação em Administração Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia Universidade Federal de Goiás http://orcid.org/0000-0003-3231-7515
  • Ana Paula Candida Dias Programa de Pós-Graduação em Administração Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia Universidade Federal de Goiás
  • André Luiz Barbosa da Silva Programa de Pós-Graduação em Administração Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia Universidade Federal de Goiás http://orcid.org/0000-0003-3276-5019
  • Denise Santos de Oliveira Programa de Pós-Graduação em Administração Universidade de Brasília http://orcid.org/0000-0003-4981-119X
  • Otávio Bandeira de Lâmonica Freire Universidade de São Paulo, São Paulo https://orcid.org/0000-0002-9008-4273

DOI:

https://doi.org/10.13058/raep.2021.v22n1.1888

Resumo

Este caso para ensino apresenta a narrativa de um shopping atacadista de moda que utilizava estratégias de divulgação exclusivamente off-line, porém, devido à queda significativa na taxa de ocupação das lojas entre os anos de 2018 e 2019, optou por utilizar estratégias de divulgação no ambiente on-line. Para evoluir em direção ao ambiente digital os gestores do shopping realizaram uma reestruturação na equipe de marketing. Este novo time analisou as mudanças comportamentais dos revendedores e consumidores finais no ambiente on-line e optou por utilizar a estratégia com influenciadores digitais. Dessa forma, o objetivo deste caso é fomentar discussões quanto a estratégia seguida para inclusão no ambiente on-line e a escolha e contratação dos influenciadores digitais diante das limitações orçamentárias do shopping.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Limongi, Programa de Pós-Graduação em Administração Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia Universidade Federal de Goiás

Graduado em Administração pela PUC-GO, Pós Graduado em Gestão Financeira e Controladoria pela FGV-RJ e Gestão Financeira pela PUC-GO, Mestre em Administração pela Unisinos, e Doutor em Administração na linha de Estratégias de Marketing pela EAESP/FGV, com período sanduíche na Cornell University. Foi premiado como Melhor Artigo Científico (Best Paper) na área de Marketing e do tema de Comportamento do Consumidor no ano de 2013 no SEMEAD-FEA/USP. Indicado ao Prêmio de Melhor Artigo no Encontro de Marketing (EMA) da ANPAD no ano de 2014, e Menção Honrosa no Prêmio de Pesquisa CAPES/Emerald no ano de 2015. Highly Commended paper em 2017 pela Emerald. Prêmio de Melhor Trabalho em Marketing Publicado em Periódicos Brasileiros (2016-2018) no EMA (2018). Coordenador do ADMKT - Grupo de Pesquisa e Extensão em Marketing e Comportamento do Consumidor (https://www.face.ufg.br/admkt/). Teve 2 projetos aprovados em Editais Científicos pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG). Interesses de pesquisa: Economia Comportamental e Desempenhos Aplicados ao Marketing; Modelagem Econométrica e Experimentos em Marketing. Atualmente é Editor Associado da Revista Contabilidade, Gestão e Governança (CGG) e Vice-Coordenador do Programa de Pós Graduação em Administração (PPGA/UFG).

Ana Paula Candida Dias, Programa de Pós-Graduação em Administração Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2009) e especialização em Gestão de Marketing e Análise de Consumo (2019) pela UFG. Atualmente é proprietária - Mindz e mestranda em Administração pela UFG. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: marketing digital, influenciadores digitais; e moda.

André Luiz Barbosa da Silva, Programa de Pós-Graduação em Administração Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia Universidade Federal de Goiás

Pesquisador de Pós-Doutorado (PNPD/CAPES) na Universidade Federal de Goiás. É Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas de São Paulo, na área de Estratégias de Marketing. Mestrado em Administração de Empresas pela PUC-SP (2011). Atuou como professor adjunto substituto na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e foi Coordenador e professor do Curso de Graduação em Administração no Centro Universitário São Camilo-SP. Experiência em cursos de MBAs na área de gestão e marketing Ibmec, Senac, Trevisan e Universidade Federal de Goiás. Pesquisador da área de Marketing com produção de artigos científicos e pesquisas aplicadas. Tem interesse de pesquisa em teoria institucional, legitimidade, empreendedor institucional com ênfase em marketing, emoções no comportamento de compra.

Denise Santos de Oliveira, Programa de Pós-Graduação em Administração Universidade de Brasília

Doutoranda em Administração pela Universidade de Brasília, Mestra e Graduada em Administração pela Universidade Federal de Goiás. Premiada, em 2017, por uma das bases mais importantes do mundo na área de Ciências Sociais Aplicadas, a Emerald, no prêmio ?Emerald Literati Network Awards for Excellence?. Vencedora do Concurso Belmiro Siqueira, nos anos de 2013 e 2011, obtendo o 1º e 2º lugar, respectivamente, na categoria artigo científico. Foi orientadora no Programa de Iniciação à Pesquisa em Empreendedorismo. Participa regularmente dos Grupos de Pesquisa e Extensão em Marketing e Comportamento do Consumidor ADMKT e Experimenta.

Otávio Bandeira de Lâmonica Freire, Universidade de São Paulo, São Paulo

É doutor em Gestão da Comunicação pela USP (2009), possui graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Mato Grosso (1996), especialização em Marketing pela ESPM (1998), mestrado em Comunicação pela Universidade Paulista (2007) e mestrado em Educação pela Universidade de Cuiabá (2002). Atualmente é Professor Doutor referência MS-3 do Curso de Marketing da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo - MKT-EACH/USP, Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA-FEA/USP, Professor do Programa de Pós-Graduação em Turismo - PPGTUR-EACH/USP e Professor Colaborador no Programa de Pós-Graduação em Comunicação - PPGCOM-ECA/USP. É Editor Associado de Marketing do RAUSP Management Journal. Tem experiência nas áreas de Marketing, Estratégia e Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamento do consumidor, marcas, capacidades de marketing, efeitos da propaganda no consumidor e na sociedade.

Publicado

2021-05-10

Como Citar

Limongi, R., Dias, A. P. C., Silva, A. L. B. da, Oliveira, D. S. de, & Freire, O. B. de L. (2021). Do “Off” ao “On” no Mercado Atacado de Moda: o Potencial de Influenciadores Digitais. Administração: Ensino E Pesquisa, 22(1). https://doi.org/10.13058/raep.2021.v22n1.1888

Edição

Seção

Casos de Ensino