Ambiente de aprendizagem e Jogos de empresas: a percepção dos discentes
DOI:
https://doi.org/10.13058/raep.2021.v22n2.1983Resumo
O jogo de empresas é uma estratégia de ensino ativa que oportuniza aos discentes uma experiência vivencial mais próxima da realidade organizacional, o qual é desenvolvido em ambientes de aprendizagem. O objetivo da presente pesquisa é analisar a percepção dos discentes ao utilizar a estratégia de ensino jogos de empresas em um ambiente virtual de aprendizagem em duas universidades de Santa Catarina. A pesquisa é considerada mista, de abordagem quantitativa e qualitativa, com dados oriundos de 2 questionários e de 2 focus group aplicados com discentes de graduação e pós-graduação de duas universidades de Santa Catarina. Na análise dos dados foram utilizadas a estatística descritiva, a análise fatorial e a análise de conteúdo. Os resultados mostram que os discentes tiveram uma percepção positiva sobre o uso da estratégia de ensino Jogos de empresas e no ambiente de aprendizagem apontaram dificuldades ao utilizar a plataforma digital dos jogos. A principal contribuição é o fornecimento de subsídios aos docentes para aperfeiçoar o processo de ensino-aprendizagem, bem como um estímulo para docentes utilização de jogos de empresas e de outras estratégias de ensino em sala de aula, levando em consideração questões importantes para o sucesso na aplicação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao aceitar que seu manuscrito seja publicado no periódico Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP), os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Os autores concedem à RAEP uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
(1) vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas ou em formato eletrônico;
(2) distribuir partes ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas e;
(3) gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Autores e leitores têm permissão para compartilhar o material, usá-lo em aulas, apresentações e também para outros fins, e criar novos conhecimentos a partir de qualquer publicação da RAEP, desde que seja atribuído o devido crédito ao trabalho original e os seus autores, por meio de citações, referências e outros meios.
O periódico adota medidas preventivas para identificar plágio por meio de software específico destinado para este fim.
A RAEP não cobra dos autores qualquer valor pela submissão ou publicação dos artigos aprovados.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons CC-BY 4.0.