Ambiente de aprendizagem e Jogos de empresas: a percepção dos discentes

Publicado
2021-08-31

    Autores

  • Tatiani Schmitt Universidade do vale do Itajaí https://orcid.org/0000-0002-3557-0455
  • Anete Alberton Universidade do Vale do Itajaí - Univali
  • Marco Aurélio Butzke Universidade Para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí - UNIDAVI
  • Francine Simas Neves Universidade do Vale do Itajaí - Univali

Resumo

O jogo de empresas é uma estratégia de ensino ativa que oportuniza aos discentes uma experiência vivencial mais próxima da realidade organizacional, o qual é desenvolvido em ambientes de aprendizagem. O objetivo da presente pesquisa é analisar a percepção dos discentes ao utilizar a estratégia de ensino jogos de empresas em um ambiente virtual de aprendizagem em duas universidades de Santa Catarina. A pesquisa é considerada mista, de abordagem quantitativa e qualitativa, com dados oriundos de 2 questionários e de 2 focus group aplicados com discentes de graduação e pós-graduação de duas universidades de Santa Catarina. Na análise dos dados foram utilizadas a estatística descritiva, a análise fatorial e a análise de conteúdo. Os resultados mostram que os discentes tiveram uma percepção positiva sobre o uso da estratégia de ensino Jogos de empresas e no ambiente de aprendizagem apontaram dificuldades ao utilizar a plataforma digital dos jogos. A principal contribuição é o fornecimento de subsídios aos docentes para aperfeiçoar o processo de ensino-aprendizagem, bem como um estímulo para docentes utilização de jogos de empresas e de outras estratégias de ensino em sala de aula, levando em consideração questões importantes para o sucesso na aplicação.

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Como Citar
Schmitt, T., Alberton, A., Butzke, M. A. ., & Neves, F. S. . (2021). Ambiente de aprendizagem e Jogos de empresas: a percepção dos discentes . Administração: Ensino E Pesquisa, 22(2). https://doi.org/10.13058/raep.2021.v22n2.1983