Ensino e Aprendizagem Remotos: Lacunas no Campo da Administração no Contexto da Pandemia de COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13058/raep.2022.v23n1.2088

Resumo

Em decorrência da pandemia de COVID-19, a utilização de recursos online fez-se necessária para implantação emergencial de formas alternativas de ensino e aprendizagem remotos pelas instituições de ensino brasileiras, sem preparo prévio. Diante dos enfrentamentos cruciais no ensino superior em contexto pandêmico, pretendeu-se analisar, neste artigo, como o ensino foi impactado pela pandemia, tendo como base a percepção e condições dos alunos de Administração. O intuito foi analisar o cenário, identificando como aprimorar o ensino e aprendizagem remotos, tanto na graduação quanto na pós-graduação. Para isso, desenvolveu-se um estudo com estratégias quali-quantitativas, envolvendo pesquisa documental, observação participante e aplicação de questionários com estudantes de Administração de duas instituições brasileiras, levando em consideração não apenas fatores tecnológicos, mas também sociais, econômicos e emocionais. O resultado apontou uma diferença no impacto sobre alunos de graduação e pós-graduação. Ainda, a pesquisa apontou para como a pandemia de COVID-19 pode ter agido como um potencializador de mazelas sociais e, inevitavelmente, prejudicado os processos de ensino-aprendizagem. Por fim, ações são propostas e implementadas para mitigar os problemas encontrados e oferecer caminhos ao ensino de Administração acompanhado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ramon Jung Pereira, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

Ramon Jung Pereira é Mestre em Administração pela PUC Minas com foco em Gestão Social: Negócios de Impacto, Inovação Social, Tecnologia Social, Desenvolvimento Sustentável e Ensino. Suas pesquisas abordam a construção coletiva de inovações e tecnologias sociais entre universidade e sociedade pela prática da chamada “Ecologia de Saberes”: diálogo horizontal e democrático entre epistemologias do Sul e as ditas hegemônicas ou dominantes. Possui experiência profissional diversificada, abrangendo os campos da gestão, ensino, pesquisa, inovação e projetos. Atualmente é professor da pós-graduação da PUC Minas, pesquisador associado do Núcleo de Pesquisas em Ética e Gestão Social (NUPEGS), consultor, membro do Grupo de Reflexão e Trabalho pela “Economia de Francisco e Clara” e educador social.

Armindo dos Santos de Sousa Teodósio, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

Armindo dos Santos de Sousa Teodósio, Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, São Paulo. Professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Brasil.

Publicado

2022-06-09

Como Citar

Pereira, R. J., Oliveira, V. M. de ., Nascimento, D. V. da C., & Teodósio, A. dos S. de S. (2022). Ensino e Aprendizagem Remotos: Lacunas no Campo da Administração no Contexto da Pandemia de COVID-19. Administração: Ensino E Pesquisa, 23(1). https://doi.org/10.13058/raep.2022.v23n1.2088