Ensino e Aprendizagem Remotos: Lacunas no Campo da Administração no Contexto da Pandemia de COVID-19

Publicado
2022-06-09

Resumo

Em decorrência da pandemia de COVID-19, a utilização de recursos online fez-se necessária para implantação emergencial de formas alternativas de ensino e aprendizagem remotos pelas instituições de ensino brasileiras, sem preparo prévio. Diante dos enfrentamentos cruciais no ensino superior em contexto pandêmico, pretendeu-se analisar, neste artigo, como o ensino foi impactado pela pandemia, tendo como base a percepção e condições dos alunos de Administração. O intuito foi analisar o cenário, identificando como aprimorar o ensino e aprendizagem remotos, tanto na graduação quanto na pós-graduação. Para isso, desenvolveu-se um estudo com estratégias quali-quantitativas, envolvendo pesquisa documental, observação participante e aplicação de questionários com estudantes de Administração de duas instituições brasileiras, levando em consideração não apenas fatores tecnológicos, mas também sociais, econômicos e emocionais. O resultado apontou uma diferença no impacto sobre alunos de graduação e pós-graduação. Ainda, a pesquisa apontou para como a pandemia de COVID-19 pode ter agido como um potencializador de mazelas sociais e, inevitavelmente, prejudicado os processos de ensino-aprendizagem. Por fim, ações são propostas e implementadas para mitigar os problemas encontrados e oferecer caminhos ao ensino de Administração acompanhado.

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Como Citar
Pereira, R. J., Oliveira, V. M. de ., Nascimento, D. V. da C., & Teodósio, A. dos S. de S. (2022). Ensino e Aprendizagem Remotos: Lacunas no Campo da Administração no Contexto da Pandemia de COVID-19. Administração: Ensino E Pesquisa, 23(1). https://doi.org/10.13058/raep.2022.v23n1.2088