Dark Kitchen e Marketplaces no Forno: Caminhos e Desafios Para o Crescimento da Palatos

Publicado
2023-09-26

    Autores

  • Lucas Baesso Universidade Estácio de Sá (UNESA)
  • Marcello Romani-Dias Universidade Positivo

Resumo

Este caso de ensino relata a trajetória da Palatos, fruto do sonho empreendedor de Flávio. A trajetória de sucesso e expansão da firma é hoje referência regional no ramo da panificação: suas três unidades recebem milhares de clientes diariamente.  Mas, diante do futuro da Palatos se impõem dilemas que envolvem sua operação de delivery. A possibilidade de expansão desta operação via investimento em uma dark kitchen é uma realidade, e Flávio deve ponderar entre aumentar sua capacidade instalada, com consequente extensão do seu raio de atuação, e a necessidade de altos investimentos. Outro dilema existente está relacionado ao posicionamento estratégico da Palatos quanto aos canais de aquisição de pedidos: a firma deve priorizar de marketplaces, apostando no ganho de eficiência e controle, em detrimento da maior proximidade ao cliente conferida pelo atendimento online humanizado? As informações foram obtidas a partir de documentos privados, entrevistas e dados secundários de mercado.  O caso contribui ao fomentar reflexões sobre tópicos atuais e relevantes ao setor de alimentação fora do lar, aplicáveis a outros setores e tipos organizacionais. Objetiva discutir as oportunidades e desafios enfrentados pelo negócio para seu ganho de competitividade com base em conceitos e ferramentas de estratégia empresarial, como o modelo VRIO e a matriz GUT.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Como Citar
Baesso, L., & Romani-Dias, M. (2023). Dark Kitchen e Marketplaces no Forno: Caminhos e Desafios Para o Crescimento da Palatos. Administração: Ensino E Pesquisa, 24(2). https://doi.org/10.13058/raep.2023.v24n2.2387