Dark Kitchen e Marketplaces no Forno: Caminhos e Desafios Para o Crescimento da Palatos

Authors

  • Lucas Baesso Universidade Estácio de Sá (UNESA)
  • Marcello Romani-Dias Universidade Positivo

DOI:

https://doi.org/10.13058/raep.2023.v24n2.2387

Abstract

This teaching case reports the trajectory of Palatos, as a result of Flávio's entrepreneurial dream. The company's success history and its expansion became a regional reference regarding the bakery business: its three units receive thousands of customers daily. But, when we face the company’s future, dilemmas are imposed concerning its delivery operation. The possible operations expansion via investment in a dark kitchen is a reality, and Flávio must consider between increasing his installed capacity, with consequent extension of his scope of action, and the need for high investments. Another existing dilemma is related to Palatos' strategic positioning regarding order acquisition channels: should the firm prioritize marketplaces, betting on gains in efficiency and control, instead of greater proximity to the customer provided by humanized online service? The information was gathered from private documents, interviews and secondary market data. The case contributes by encouraging reflections on current topics relevant to the away-from-home food sector, applicable also to other sectors and organizational types. It aims to discuss the opportunities and challenges faced by the business to gain competitiveness based on business strategy concepts and tools, such as the VRIO model and the GUT matrix.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Lucas Baesso, Universidade Estácio de Sá (UNESA)

Atualmente é mestrando em Administração de Empresas pelo MADE / Universidade Estácio de Sá, atuante em pesquisas nas linhas de Empreendedorismo, Estratégia Organizacional e Transformação Digital, com foco nos elementos comportamentais ligados à ação dos empreendedores. É bolsista no programa Agente Local de Inovação - Transformação Digital do SEBRAE / RJ, tendo atendido cerca de 30 empresas desde 2022. Ministra cursos de curta duração nas áreas de Empreendedorismo, Planejamento Estratégico e Finanças. É diretor financeiro e de marketing do Grupo Palatos, responsável pelas estratégias de Marketing, Novos Projetos e Controladoria. Possui graduação em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2009) e graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012). Tem experiência na área de Administração e Economia, com ênfase em Administração Financeira e Marketing, tendo já atuado principalmente nos seguintes temas: gestão financeira, plano de negócios, indicadores, modelagem financeira e empreendedorismo.

Marcello Romani-Dias, Universidade Positivo

Com realização de Estágio Doutoral no Massachusetts Institute of Technology (MIT), é Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas (EAESP/FGV) na Linha de Pesquisa Estratégia Empresarial, concluiu Pós-Doutorado na Bentley University (USA), e Licenciatura (Graduação) em Filosofia na Universidade Presbiteriana Mackenzie. É Mestre em Administração, na Linha de Pesquisa Sustentabilidade Organizacional pelo Centro Universitário da FEI (FEI). É especialista (Pós-Graduação) em Governança nos Negócios com foco em Direito, Economia e Gestão pela Fundação Instituto de Administração (FIA). É Bacharel (Graduação) em Administração pela Escola Superior de Propaganda e Marketing, com especialização em Customer Relationship Management (ESPM). Atualmente cursa Licenciatura (Graduação) em História na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Como educador, é Professor Titular do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração (PPGA) e do Programa de Mestrado e Doutorado em Gestão Ambiental (PPGAMB) da Universidade Positivo (UP). Atua também como professor convidado na Fundação Getulio Vargas (FGV) e na Fundação Instituto de Administração (FIA), em cursos de Pós-Graduação, MBA, e no formato In Company. Tem interesse de pesquisa nas linhas de Estratégia Empresarial, especialmente no tópico de Internacionalização do Ensino Superior, em que orienta projetos de Iniciação Científica financiados pelo Cnpq, e de Sustentabilidade, especialmente no tópico de Negócios Sociais. Participa ativamente dos principais congressos de Administração em âmbito nacional, como os da ANPAD, e internacional, como o Academy of Management Annual Meeting (AOM), além de ter sólida publicação em periódicos científicos da área. Como gestor, é coordenador em programas executivos no âmbito do FGV Management, e sócio na Barbosa e Romani Educação e Assessoria LTDA. Seu trabalho inclui o desenho de cursos presenciais e virtuais, consultoria empresarial centrada na área de planejamento estratégico e liderança, elaboração de conteúdos em apostilas, videoaulas e podcasts, e desenvolvimento de publicações sobre os cursos realizados, por vezes no formato de cases empresariais. É sócio fundador da Schola Akadémia, escola virtual que oferta cursos acadêmicos livres. 

Published

2023-09-26

How to Cite

Baesso, L., & Romani-Dias, M. (2023). Dark Kitchen e Marketplaces no Forno: Caminhos e Desafios Para o Crescimento da Palatos. Administração: Ensino E Pesquisa, 24(2). https://doi.org/10.13058/raep.2023.v24n2.2387

Issue

Section

Teaching Cases