Dark Kitchen e Marketplaces no Forno: Caminhos e Desafios Para o Crescimento da Palatos

Autores

  • Lucas Baesso Universidade Estácio de Sá (UNESA)
  • Marcello Romani-Dias Universidade Positivo

DOI:

https://doi.org/10.13058/raep.2023.v24n2.2387

Resumo

Este caso de ensino relata a trajetória da Palatos, fruto do sonho empreendedor de Flávio. A trajetória de sucesso e expansão da firma é hoje referência regional no ramo da panificação: suas três unidades recebem milhares de clientes diariamente.  Mas, diante do futuro da Palatos se impõem dilemas que envolvem sua operação de delivery. A possibilidade de expansão desta operação via investimento em uma dark kitchen é uma realidade, e Flávio deve ponderar entre aumentar sua capacidade instalada, com consequente extensão do seu raio de atuação, e a necessidade de altos investimentos. Outro dilema existente está relacionado ao posicionamento estratégico da Palatos quanto aos canais de aquisição de pedidos: a firma deve priorizar de marketplaces, apostando no ganho de eficiência e controle, em detrimento da maior proximidade ao cliente conferida pelo atendimento online humanizado? As informações foram obtidas a partir de documentos privados, entrevistas e dados secundários de mercado.  O caso contribui ao fomentar reflexões sobre tópicos atuais e relevantes ao setor de alimentação fora do lar, aplicáveis a outros setores e tipos organizacionais. Objetiva discutir as oportunidades e desafios enfrentados pelo negócio para seu ganho de competitividade com base em conceitos e ferramentas de estratégia empresarial, como o modelo VRIO e a matriz GUT.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Baesso, Universidade Estácio de Sá (UNESA)

Atualmente é mestrando em Administração de Empresas pelo MADE / Universidade Estácio de Sá, atuante em pesquisas nas linhas de Empreendedorismo, Estratégia Organizacional e Transformação Digital, com foco nos elementos comportamentais ligados à ação dos empreendedores. É bolsista no programa Agente Local de Inovação - Transformação Digital do SEBRAE / RJ, tendo atendido cerca de 30 empresas desde 2022. Ministra cursos de curta duração nas áreas de Empreendedorismo, Planejamento Estratégico e Finanças. É diretor financeiro e de marketing do Grupo Palatos, responsável pelas estratégias de Marketing, Novos Projetos e Controladoria. Possui graduação em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2009) e graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012). Tem experiência na área de Administração e Economia, com ênfase em Administração Financeira e Marketing, tendo já atuado principalmente nos seguintes temas: gestão financeira, plano de negócios, indicadores, modelagem financeira e empreendedorismo.

Marcello Romani-Dias, Universidade Positivo

Com realização de Estágio Doutoral no Massachusetts Institute of Technology (MIT), é Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas (EAESP/FGV) na Linha de Pesquisa Estratégia Empresarial, concluiu Pós-Doutorado na Bentley University (USA), e Licenciatura (Graduação) em Filosofia na Universidade Presbiteriana Mackenzie. É Mestre em Administração, na Linha de Pesquisa Sustentabilidade Organizacional pelo Centro Universitário da FEI (FEI). É especialista (Pós-Graduação) em Governança nos Negócios com foco em Direito, Economia e Gestão pela Fundação Instituto de Administração (FIA). É Bacharel (Graduação) em Administração pela Escola Superior de Propaganda e Marketing, com especialização em Customer Relationship Management (ESPM). Atualmente cursa Licenciatura (Graduação) em História na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Como educador, é Professor Titular do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração (PPGA) e do Programa de Mestrado e Doutorado em Gestão Ambiental (PPGAMB) da Universidade Positivo (UP). Atua também como professor convidado na Fundação Getulio Vargas (FGV) e na Fundação Instituto de Administração (FIA), em cursos de Pós-Graduação, MBA, e no formato In Company. Tem interesse de pesquisa nas linhas de Estratégia Empresarial, especialmente no tópico de Internacionalização do Ensino Superior, em que orienta projetos de Iniciação Científica financiados pelo Cnpq, e de Sustentabilidade, especialmente no tópico de Negócios Sociais. Participa ativamente dos principais congressos de Administração em âmbito nacional, como os da ANPAD, e internacional, como o Academy of Management Annual Meeting (AOM), além de ter sólida publicação em periódicos científicos da área. Como gestor, é coordenador em programas executivos no âmbito do FGV Management, e sócio na Barbosa e Romani Educação e Assessoria LTDA. Seu trabalho inclui o desenho de cursos presenciais e virtuais, consultoria empresarial centrada na área de planejamento estratégico e liderança, elaboração de conteúdos em apostilas, videoaulas e podcasts, e desenvolvimento de publicações sobre os cursos realizados, por vezes no formato de cases empresariais. É sócio fundador da Schola Akadémia, escola virtual que oferta cursos acadêmicos livres. 

Publicado

2023-09-26

Como Citar

Baesso, L., & Romani-Dias, M. (2023). Dark Kitchen e Marketplaces no Forno: Caminhos e Desafios Para o Crescimento da Palatos. Administração: Ensino E Pesquisa, 24(2). https://doi.org/10.13058/raep.2023.v24n2.2387

Edição

Seção

Casos de Ensino