Dark Kitchen e Marketplaces no Forno: Caminhos e Desafios Para o Crescimento da Palatos
DOI:
https://doi.org/10.13058/raep.2023.v24n2.2387Resumo
Este caso de ensino relata a trajetória da Palatos, fruto do sonho empreendedor de Flávio. A trajetória de sucesso e expansão da firma é hoje referência regional no ramo da panificação: suas três unidades recebem milhares de clientes diariamente. Mas, diante do futuro da Palatos se impõem dilemas que envolvem sua operação de delivery. A possibilidade de expansão desta operação via investimento em uma dark kitchen é uma realidade, e Flávio deve ponderar entre aumentar sua capacidade instalada, com consequente extensão do seu raio de atuação, e a necessidade de altos investimentos. Outro dilema existente está relacionado ao posicionamento estratégico da Palatos quanto aos canais de aquisição de pedidos: a firma deve priorizar de marketplaces, apostando no ganho de eficiência e controle, em detrimento da maior proximidade ao cliente conferida pelo atendimento online humanizado? As informações foram obtidas a partir de documentos privados, entrevistas e dados secundários de mercado. O caso contribui ao fomentar reflexões sobre tópicos atuais e relevantes ao setor de alimentação fora do lar, aplicáveis a outros setores e tipos organizacionais. Objetiva discutir as oportunidades e desafios enfrentados pelo negócio para seu ganho de competitividade com base em conceitos e ferramentas de estratégia empresarial, como o modelo VRIO e a matriz GUT.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao aceitar que seu manuscrito seja publicado no periódico Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP), os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Os autores concedem à RAEP uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
(1) vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas ou em formato eletrônico;
(2) distribuir partes ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas e;
(3) gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Autores e leitores têm permissão para compartilhar o material, usá-lo em aulas, apresentações e também para outros fins, e criar novos conhecimentos a partir de qualquer publicação da RAEP, desde que seja atribuído o devido crédito ao trabalho original e os seus autores, por meio de citações, referências e outros meios.
O periódico adota medidas preventivas para identificar plágio por meio de software específico destinado para este fim.
A RAEP não cobra dos autores qualquer valor pela submissão ou publicação dos artigos aprovados.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons CC-BY 4.0.