“Conservar” ou “Desconservar”? Os Dilemas da Carpello Alimentos

Authors

DOI:

https://doi.org/10.13058/raep.2022.v23n1.2153

Abstract

This teaching case presents the trajectory of Carpello Indústria e Comércio de Alimentos Ltda., a successful canned food producer in Mato Grosso. After nearly two decades of growth and structuring of its activities, in 2019, the company received a million-dollar proposal to sell the brand to a multinational in the sector, which already operated in Brazil. Besides of being a real situation, the case encourages students to develop reflections on two sets of strategic decisions, portrayed as dilemmas, generally common to successful small and medium-sized companies: sell the business or continue its expansion. Therefore, the Resource-Based View is suggested as a theoretical basis. The application of the case is recommended for undergraduate and graduate courses, specifically in disciplines such as Planning, Business Strategy, Entrepreneurship or any others that aim to develop the relationship between resources, capabilities and strategies.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Renata Luiza de Castilho Rossoni, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)

Doutoranda em Administração na Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM, na linha de pesquisa de Inovação e Estratégia em Gestão Internacional. Mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação- Profnit , pela Universidade Federal de Mato Grosso, ponto Focal Cuiabá (2020). Com Estagio na área de Transferência de Tecnologia na Embrapa Agrossilvipastoril (2019 -2020). Especialista em Controladoria e Finanças pelas Faculdade Integradas de Amambai - MS - Fiama (2010) e Especialista em Metodologia do Ensino Superior pelas Faculdades Integradas de Amambai - MS - Fiama (2006). Possui graduação em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Internacional (2016) e graduação em Administração pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2003). Experiência de 12 anos na docência do ensino superior no curso de Administração e Ciências Contábeis, nas áreas de marketing, planejamento estratégico, gestão da qualidade, administração financeira e orçamentária e; nos cursos tecnológicos tecnológicos de técnico em comércio e técnico em recursos humanos, nas áreas de cálculos trabalhistas, políticas organizacionais, gestão de pessoas, empreendedorismo, comportamento organizacional e logística e no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso como orientadora de trabalho de conclusão de curso da pós-graduação em Gestão Pública. Experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas. Tem interesse nas áreas de propriedade intelectual, transferência de tecnologia, inovação, planejamento estratégico e agronegócio.

Diogo Barbosa Leite, ESPM

Professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT. É estudante no curso de Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Administração da Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM, na linha de pesquisa Inovação & Estratégia em Gestão Internacional. Recebeu o mestrado em Economia pelo Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal de Mato Grosso, na linha de pesquisa em Desenvolvimento Regional e Sustentabilidade. MBA em Marketing e Vendas pela Universidade de Cuiabá e bacharel em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso. É administrador com registro ativo no Conselho Regional de Administração de Mato Grosso. Foi Professor Colaborador da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal de Mato Grosso - FACC/UFMT e da Universidade Aberta do Brasil - UAB/UFMT. Na Revista Estudos e Pesquisas em Administração, da Universidade Federal de Rondonópolis, é membro do conselho editorial. Parecerista em eventos e periódicos nacionais. Seus interesses de pesquisa se concentram em Gestão da Inovação, Gestão de Ecossistemas, Universidade e Ecossistemas. Entusiasta de casos de ensino em Administração.

Silvina Maria dos Anjos, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)

Doutoranda em Administração pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Área de Concentração: Inovação & Estratégia em Gestão Internacional. Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso, área de Concentração Desenvolvimento Regional (2014), Bacharel em Administração Pública pela Universidade Federal de Mato Grosso (2013), Bacharel em Economia pela Universidade Federal de Mato Grosso (1995). Especialização em Teoria e Construção da Prática Pedagógica no Ensino Superior pela UNIRONDON (2010). Especialização em Comportamento Humano nas Organizações (UFMT).Foi docente dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Recursos Humanos da Estácio Cuiabá, UNIC - KROTON, UNIRONDON Centro Universitário, UNIVAG Centro Universitário e Faculdade Afirmativo. Coordenou os cursos de Administração, Logística e Recursos Humanos da Estácio Cuiabá. Membro da Diretoria da Associação Brasileira de Recursos Humanos - Seccional de MT. Experiência na Regulação de Ensino Superior, como presidente da CPA da Estácio Cuiabá. Experiência em Planejamento Estratégico e Indicadores. Atua em projeto de extensão e pesquisa aplicada na área de gestão, Estratégica, Modelo de Valor e Gestão de Processos. Seus interesses são pelas desenvolvimento das organizações com foco nas tecnologias de gestão para criação de valor, com ênfase em modelos de negócio para inovação e desenvolvimento regional, gestão de políticas públicas com aplicação de ferramentas de Balanced Scorecard (BSC).

Manolita Correia Lima, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)

Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da ESPM. Doutora em Educação (FEUSP); Mestre em Sociologia (Université Denis Diderot); Graduação em Ciências Sociais pela (Sorbonne-Nouvelle). Coordenadora do Núcleo de Inovação Pedagógica (ESPM) e do Programa de Iniciação Cientifica (ESPM). Uma das líderes do Grupo de Pesquisa: SOCIUS - Grupo de Pesquisa sobre a Instituição Universitária (CNPq): <http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/382891>. Coordena o Tema Ensino, Pesquisa e Formação Docente no Encontro da Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (EnAngrad) (2010-...); lidera a área Métodos e Técnicas de Pesquisa nos Seminários em Administração promovidos pelo SEMEAD/FEA/USP desde (2006-...); é uma das líderes do Tema Universidade, Escolas de Negócios e Sociedade na Contemporaneidade na Divisão Estudos Organizacionais da Associação de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (Anpad) (2019-...), é membro do Comitê de Ética da ANPAD (2020-...). É membro do Comitê Científico da RAEP (Administração: Ensino & Pesquisa) (2010-...) e da Internext (2006-...). Investiga e publica sobre aspectos derivados dos seguintes temas: Educação Superior, Internacionalização da Educação Superior, Universidade, Formação de Professores, Inovação Orientada para a Aprendizagem, Métodos e Técnicas de Pesquisa.

Sílvio Luís de Vasconcellos, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)

Professor titular do Programa de Pós-Graduação em Administração da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) de São Paulo, desde 2020. É coordenador do Observatório de Negócios Multinacionais e Internacionais ESPM (OMNI / ESPM). Vice-coordenador do PPGA/ESPM-SP. Doutor (2016) e Mestre (2012) em Administração pela UNISINOS, possui graduação em Administração - habilitação em Comércio Exterior pela UNISINOS/RS (1985). Licenciado para lecionar em Educação Profissional de nível médio pela FEEVALE/RS (2009). Desenvolveu pesquisa de Pós-Doutorado na UNIVALI/SC (2016-2017). Doutorado sanduíche na Florida International University, Miami, EUA (2014-2015). É editor temático da Revista BASE na área de Negócios Internacionais. Foi professor da graduação e pós-graduação em Administração da Faculdade IENH (2009-2020). Foi professor assistente da FURB/SC (2018-2020). É professor convidado de pós-graduação na UNIVALI/SC, em Gestão de Relacionamento com o Cliente Global e Estratégia e Vantagem Competitiva, e na FEEVALE em Prospecção de Mercados Internacionais. Foi sócio da CONEXO Assessoria em Comércio Exterior (1990-2018).

Published

2022-06-09

How to Cite

Luiza de Castilho Rossoni, R. ., Barbosa Leite, D., Maria dos Anjos, S. ., Correia Lima, M. ., & de Vasconcellos, S. L. . (2022). “Conservar” ou “Desconservar”? Os Dilemas da Carpello Alimentos. Administração: Ensino E Pesquisa, 23(1). https://doi.org/10.13058/raep.2022.v23n1.2153

Issue

Section

Teaching Cases