“Conservar” ou “Desconservar”? Os Dilemas da Carpello Alimentos

Publicado
2022-06-09

Resumo

O presente caso de ensino apresenta da trajetória da Carpello Indústria e Comércio de Alimentos Ltda., uma bem-sucedida produtora de alimentos em conserva do Mato Grosso. Após quase duas décadas de crescimento e estruturação de suas atividades, em 2019, a empresa recebeu uma proposta milionária de venda da marca para uma multinacional do setor, que já operava no Brasil. Além de se tratar de uma situação real, o caso instiga aos estudantes desenvolverem reflexões acerca de dois conjuntos de decisões estratégicas, retratados como dilemas, geralmente comuns as pequena e médias empresas bem-sucedidas: vender o negócio ou continuar sua expansão. Para tanto, sugere-se como base teórica a Visão Baseada em Recursos. A aplicação do caso é recomendada para cursos de graduação e pós-graduação, especificamente em disciplinas como Planejamento, Estratégia Empresarial, Empreendedorismo ou quaisquer outras que objetivem desenvolver a relação entre recursos, capacidades e estratégias.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Como Citar
Luiza de Castilho Rossoni, R. ., Barbosa Leite, D., Maria dos Anjos, S. ., Correia Lima, M. ., & de Vasconcellos, S. L. . (2022). “Conservar” ou “Desconservar”? Os Dilemas da Carpello Alimentos. Administração: Ensino E Pesquisa, 23(1). https://doi.org/10.13058/raep.2022.v23n1.2153