A Vez em que a Burocracia Estava Escondida no Banheiro

Publicado
2021-05-10

    Autores

  • Greice Martins Gomes Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Henrique Martins de Soares Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Ney Roberto Váttimo Bruck Universidade Federal de Pelotas

Resumo

RESUMO: Elaborado com base em uma situação real o presente caso de ensino busca relacionar teoria com prática por meio da confrontação de situações que envolvem nossa vida diária nas mais variadas formas organizacionais às quais fazemos parte. Propondo um método de ensino-aprendizagem participativo, visa aproximar os(as) alunos(as) da realidade da área de estudos em Administração a partir de uma percepção crítica e reflexiva da/sobre a realidade. Para tanto, toma-se como mote o conceito de burocracia que, a partir de uma perspectiva weberiana, pode ser interpretado enquanto forma de controle e dominação. Tomando isso como norte, nossa sugestão é “atuar” sobre a burocracia, justamente, por meio de seu oposto. Isso significa ponderar que, diante da normatividade, do formalismo e da fixidez da burocracia a criatividade, surge aqui como um possível caminho de desvio em direção a construções coletivas e organizacionais mais voltadas a uma perspectiva de autonomia e emancipação dos sujeitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Como Citar
Martins Gomes, G., Martins de Soares, H. ., & Roberto Váttimo Bruck, N. (2021). A Vez em que a Burocracia Estava Escondida no Banheiro. Administração: Ensino E Pesquisa, 22(1). https://doi.org/10.13058/raep.2021.v22n1.1931