Educação 4.0 e Docência em Cursos de Gestão: O que Podemos Aprender com o Designer Educacional?
DOI:
https://doi.org/10.13058/raep.2023.v24n2.2367Resumo
Pensar o processo de ensino e aprendizagem no contexto da Educação 4.0 é um desafio, dada a presença crescente das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) nas salas de aula. A questão é que, muitas vezes, os professores se veem compelidos a adotar uma série de tecnologias sem que isso faça parte de um processo estruturado ou frente a inexistência ou ineficiência de programas de aprimoramento continuado que priorizam o aspecto tecnológico, mas não o educacional. Assim, este trabalho traz um relato de experiência sobre o curso Design Educacional Descomplicado, ofertado com o objetivo de auxiliar docentes dos cursos de gestão, na criação, desenvolvimento e avaliação de disciplinas presenciais com o apoio do Moodle. Como resultado, os professores consideraram o curso favorável, envolvente e relevante para a prática, porém sugeriram ajuste no tempo destinado ao desenvolvimento das atividades, por acreditarem ser exíguo tendo em vista a complexidade envolvida. Os fatos apresentados neste relato trazem importantes implicações para aqueles envolvidos no processo de aprimoramento continuado dos docentes, evidenciando que ao incorporar os conhecimentos sobre design educacional, com destaque para o modelo ADDIE, o processo contribuiu para aumentar a confiança na adoção de TDICs, com efeitos positivos sobre a prática docente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao aceitar que seu manuscrito seja publicado no periódico Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP), os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Os autores concedem à RAEP uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
(1) vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas ou em formato eletrônico;
(2) distribuir partes ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas e;
(3) gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Autores e leitores têm permissão para compartilhar o material, usá-lo em aulas, apresentações e também para outros fins, e criar novos conhecimentos a partir de qualquer publicação da RAEP, desde que seja atribuído o devido crédito ao trabalho original e os seus autores, por meio de citações, referências e outros meios.
O periódico adota medidas preventivas para identificar plágio por meio de software específico destinado para este fim.
A RAEP não cobra dos autores qualquer valor pela submissão ou publicação dos artigos aprovados.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons CC-BY 4.0.