Os Encantu’s da Estratégia de Marketing de Varejo!

Autores

  • SARA ARIEL CARDOSO REICHERT Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI
  • MATEUS GAIO Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI
  • CARLOS MARCELO ARDIGÓ UNIVALI - Universidade do Vale do Itajaí https://orcid.org/0000-0002-3374-2401

DOI:

https://doi.org/10.13058/raep.2024.v25n2.2437

Resumo

O setor varejista é complexo, cheio de desafios e oportunidades. Este estudo de caso explora a história da loja de varejo "Encantu's", propriedade de Maristela, com a participação de sua filha Sara, estudante de Comércio Exterior, e Mateus, formado em Administração e especialista em marketing. A Encantu's procura se destacar por seus produtos e atendimento diferenciado, porém enfrenta desafios que causam o estagnamento do negócio. Sara e Mateus embarcam em uma jornada em busca do diagnóstico da loja, bem como estratégias para contribuir com o desempenho, mas enfrentam alguns desafios como o orçamento, e a aprovação da proprietária, que tem receio com as mudanças. O objetivo do caso é guiar o leitor a analisar a situação e pensar de forma estratégica na busca de soluções que atendam as necessidades da empresa, considerando as especificidades de seu mercado. Neste caso, os alunos são instruídos a usar as ferramentas de marketing de varejo para corroborar com o sucesso contínuo da Encantu's, incluindo decisões a partir da abordagem do modelo dos 6 P’s, matriz SWOT, vantagens competitivas, posicionamento de marca, entre outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

SARA ARIEL CARDOSO REICHERT, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Graduando em Comércio Exterior pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI.

MATEUS GAIO, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Graduando do Curso de Administração pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI.

CARLOS MARCELO ARDIGÓ, UNIVALI - Universidade do Vale do Itajaí

Doutor em Engenharia de Produção na Área de Concentração de Inteligência Organizacional pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2013; Mestre em Administração pela UFSC (2002), Especialista em Marketing pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) em 1996 e Graduado em Administração também pela UNIVALI (1993). Atualmente é professor do Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA), do Programa de Mestrado Profissional em Administração (PMPGIL) e do Programa de Mestrado e Doutorado em Turismo e Hotelaria (PPGTH), ambos da UNIVALI. É Professor dos cursos de Graduação em Administração e Comércio Exterior da UNIVALI.

Publicado

2024-12-16

Como Citar

REICHERT, S. A. C. ., GAIO, M. ., & ARDIGÓ, C. M. (2024). Os Encantu’s da Estratégia de Marketing de Varejo!. Administração: Ensino E Pesquisa, 25(2). https://doi.org/10.13058/raep.2024.v25n2.2437

Edição

Seção

Casos de Ensino